Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT

Notícias

06/08/2002 - TJDFT implementa novos serviços no sistema de consulta processual

Com a iniciativa, o usuário vai ter a sua disposição andamentos processuais, via e-mail e esclarecimentos de expressões “estranhas” aos ouvidos dos leigos

O TJDFT implementou no mês passado dois novos serviços no sistema de consulta processual da Casa, para facilitar a vida do usuário. O primeiro serviço permite ao interessado receber gratuitamente no seu e-mail, desde que se cadastre, andamentos processuais dos processos nos quais tenha interesse. O outro, tira dúvidas referentes aos termos e expressões mais usadas no trâmite processual.

Ao cadastrar-se no serviço de recebimento de andamento processual, o interessado deverá preencher formulário com CPF, CGC, telefone, nome e e-mail. A partir de então, estará habilitado a receber uma nota pelo correio eletrônico da Internet toda vez que o processo especificado na tela tiver recebido novo andamento. Trata-se de um serviço auxiliar informativo, não dispensando o uso dos meios formais de comunicação para produção de efeitos legais.

Ao acessar o link Significado de expressões usadas no trâmite processual, o usuário poderá obter o significado de 34 termos muitas vezes estranhos aos ouvidos dos leigos. Expressões do tipo autos para desentranhar mandado, ou distribuição por dependência, poderão ser facilmente esclarecidas. A idéia de incluir o link surgiu da necessidade de atender aos vários pedidos nesse sentido encaminhados à Ouvidoria. Ao clicar no link, o usuário abre a página da Ouvidoria, onde estão explicados todos os termos.

O novo serviço da página é resultado do trabalho conjunto da Corregedoria, da Ouvidoria, do Grupo Gestor e da Secretaria de Informática, mas a inovação ainda não está completa: já está em andamento um sistema que vai possibilitar a explicação de cada termo ao seu lado na tela. Assim, não será preciso sequer abrir o novo link.

Para ter acesso aos novos serviços basta entrar no nosso site www.tjdf.gov.br/processual/consulta 1ª ou 2ª instância e digitar o número do processo desejado.

Autor: (LC)

É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.