Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT

Notícias

03/09/2008 - Oficina de arte na VIJ transfoma garrafas pet em pufes


Na última sexta-feira, dia 29 de agosto, servidores e pessoal terceirizado da VIJ, garotos do Projeto ABA em Taguatinga, adolescentes e instrutores do CAJE participaram de uma oficina de confecção de pufes, promovida pela Comissão Socioambiental VERDE VIJ.

No hall de entrada da Vara, uma grande mesa foi disposta para organizar cada etapa do processo de fabricação. De uma ponta, enquanto alguns rapazes cortavam os bocais das garrafas pet; outros as encaixavam e as uniam com fita gomada para que os seguintes acomodassem a espuma que traria o conforto dos pufes. No outro extremo, a instrutora da ASSOARTE-DF Simone Nunes costurava as capas coloridas que iriam adornar as peças.

A coordenadora da ASSOARTE-DF é a artista Lúcia Cruz, que também é parceira da Rede Solidária Anjos do Amanhã. Lúcia faz trabalhos manuais a partir de reaproveitamento de materiais. A ASSOARTE-DF congrega cerca de 30 artesãos do Sudoeste e da Octogonal, que realizam exposições em diversas feiras e praças de Brasília e doam muitas horas ao trabalho voluntário, oferecendo oficinas às comunidades e, conseqüentemente, oportunizando uma fonte de renda complementar aos aprendizes.

A servidora Paula Frassinetti, membro da VERDE VIJ, ficou contente com o resultado apesar do cansaço, pois, segundo ela, iniciativas como estas contribuem para divulgar o nome e o propósito da Comissão e beneficiar quem aprende. Todos os 25 participantes ganharam certificados e levaram para casa um pufe. A garota Kátia, da Instituição ABA, se divertiu com as garrafas que viravam pufes e garantiu que sua obra enfeitaria seu quarto no abrigo.

Autor: LF

É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.